Disciplina:
Português
Conteúdo: Gênero textual relato
Objetivo: Interpretar o texto.
Encaminhamento:
Entregar para os alunos o relato do livro A menina que roubava livros.
O livro ‘A menina que roubava livros’ foi
editado em 2011, pela editora Intrínsica. Ele é um romance de 480 páginas,
escrita por Markus Zusac.
Este livro conta a história de Liesel Meminger é contada por uma narradora mórbida, muito simpática. Ao perceber que a pequena ladra de livros lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. Traços de uma sobrevivente: a mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler. Ela era assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade.
Este livro conta a história de Liesel Meminger é contada por uma narradora mórbida, muito simpática. Ao perceber que a pequena ladra de livros lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. Traços de uma sobrevivente: a mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler. Ela era assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade.
A vida da menina é criada em torno do culto a Hitler na Segunda
Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela
vizinhança. E ajuda o pai a esconder no porão um judeu que escreve livros
artesanais para contar a sua parte naquela História. A Morte, perplexa
diante da violência humana, dá um tom leve e divertido à narrativa deste duro
confronto entre a infância perdida e a crueldade do mundo adulto, um sucesso
absoluto – e raro – de crítica e público.
Caderno:
Copiar da
lousa:
1-Qual
o gênero textual do texto que você leu:
2-Identifique
as características dos personagens da história:
3-Em
que época ocorreu este fato?
4-O
que conta o relato?
5-O
que ligava a menina a sua família?
6-Nos
momentos de medo e solidão, o que ela fazia?
7-
Como fazia para poder ler?
8-O
que deixava a morte perplexa?
9-
Explique o que significa as palavras sublinhadas no texto:
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