segunda-feira, 29 de junho de 2020
sábado, 20 de junho de 2020
Sistema monetário e números decimais. Formação dos decimais e sistema monetário
Os números decimais são formados por uma parte inteira e outra fracionária ou somente pela parte fracionária.
A parte fracionária, quando o número não é inteiro, é separado por uma vírgula.Alguns números decimais representam frações que possuem denominador igual a 10, 100, 1000, 10 000 e etc.
Observe como lemos e como representamos:
Agora vamos ver que o nosso dinheiro é um número decimal.
Como UM REAL é formado????
Vamos lá. Para isso precisamos dividir ele em 100 partes, quer dizer, fracionar ele em CENTÉSIMOS, por isso chamamos de CENTAVOS.
Agora vamos ver como representamos os centavos e como ele é registrado.
quarta-feira, 17 de junho de 2020
Gênero Textual Carta de Reclamação - Aula sobre Carta de Reclamação - Carta de Reclamação: estrutura e características
1º dia
Componente
Curricular: Português
(2 aulas) ok
Unidade Temática: CARTA DE RECLAMAÇÃO
Objeto do conhecimento: Reconstrução das condições de produção e recepção de textos.
Contexto de produção e de circulação.
Decodificação/Fluência
de leitura. Ritmo e entonação em leitura.
Objetivos da aprendizagem:
(EF15LP01) Identificar a função social de textos
que circulam em campo da vida social dos quais participa cotidianamente (a
casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital,
de modo a reconhecer seu contexto de produção: para que foram produzidos, onde
circulam, quem os produziu e a quem se destinam
(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em
seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de
textualidade adequado, de modo a aperfeiçoar a proficiência leitora
Prática social: Você já viu
ou algum familiar teve que reclamar de algum produto ou serviço?
Como fez isso? Que meios utilizou para enviá-la?
Problematização: Conhece uma
carta de reclamação?
Instrumentalização: Entregar o exemplo de carta de reclamação impressa.
Identificar
com eles as características da carta, pintando cada uma de uma determinada cor.
Copiar
*Local
e data;
*
Identificação do destinatário – por se tratar de alguém notadamente
especificado, o uso do pronome de tratamento adequado se torna indispensável;
*
Vocativo;
*
Corpo do texto, seguido de argumentos que justifiquem o discurso manifestado;
*
Expressão de despedida;
*
Assinatura;
*
Nome do remetente.
2º dia
Unidade Temática: CARTA DE RECLAMAÇÃO
Objeto do conhecimento: Formação de leitor.
Compreensão: ideias principais e secundárias.
Objetivos da aprendizagem: (EF35LP02) Selecionar livros, revistas e jornais da biblioteca e/ou do
cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para
leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua
opinião, após a leitura, de modo que consiga estabelecer critérios para escolha
de um livro, de uma revista e/ou jornal.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto,
demonstrando compreensão global, a fim de desenvolver a capacidade de
inferenciação, de localização e de seleção de informações relevantes.
Instrumentalização: Ler a notícia abaixo, fazer a conversação sobre o assunto e entregar
para os alunos uma Carta de Reclamação elaborada.
Link da Notícia
https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/26-09-2018/vizinhanca-denuncia-perturbacao-do-sossego-provocada-por-igrejas.htmlElaborar com eles a Carta de Reclamação.
Copiar
no caderno e responder:
- Em que local foi escrita essa carta?
- Quando esse fato aconteceu
- Para quem foi endereçada?
- Qual é o vocativo utilizado na Carta?
- Qual é o argumento do texto que justifica esse manifesto
- Quem é a pessoa descontente neste fato? Como você sabe?
3º dia
Componente
Curricular: Português (3) 0k
Unidade
temática:
Gênero referência: Carta de Reclamação
Objeto
do conhecimento: Escrita colaborativa
Objetivo
da aprendizagem:
(EF04LP11) Planejar e produzir, com autonomia,
cartas pessoais de reclamação, dentre outros gêneros do Campo da Vida
Cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e com a estrutura
própria desses textos (problema, opinião, argumentos), considerando a situação
comunicativa e o e o tema/assunto/finalidade do texto, a fim de adequar as suas
produções as normas requeridas por esses gêneros.
Instrumentalização: Produzir uma Carta
de Reclamação sobre a Dengue para a Secretaria de Vigilância Sanitária, para alertar toda a população.
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