Componente Curricular: Ensino Religioso ( 1 )
Unidade temática: Manifestações religiosas (Contemplando as quatro matrizes:
Indígena, Ocidental, Africana e Oriental).
Objeto do conhecimento: Doutrinas Religiosas – Religiões Afro-brasileiras
Objetivo
da Aprendizagem:
Conhecer e identificar lugares sagrados e sua importância para as tradições/organizações
religiosas do mundo.
Prática
social inicial:
Você conhece alguma religião afro-brasileira?
Já ouviu
falar em alguma delas?
Problematização:
Por
que essas religiões sofrem tanta discriminação?
Qual seria o motivo dessas atitudes?
Um professor, em sala de aula, falando sobre as
religiões que têm sua origem na África, é interrompido por um aluno que
questiona o porquê de tanto batuque durante os rituais das religiões
afro-brasileiras: este aluno mora próximo a um terreiro de Candomblé e se sente
incomodado com o som produzido frequentemente neste local. Já outro aluno
considera o som nos rituais afro algo sagrado, que deve ser respeitado por
todos, o que gera questionamentos na aula.
Instrumentalização:
Ler o texto
abaixo para situar os alunos e conhecer
essa religião.
Mostras
slides falando sobre Exu, Exumarê, Logum Ede e o som dos atabaques.
Componente
Curricular: Português(1)
Unidade
temática:
Gênero referência: NOTÍCIA
Objeto
do conhecimento:
Forma de composição de gênero oral. Compreensão em leitura.
Atribuição
de sentido, articulando texto, contexto e situacionalidade. Morfologia:
concordância verbal e nominal.
Objetivo
da Aprendizagem:
Compreensão em leitura. Atribuição de sentido, articulando texto, contexto e
situacionalidade.
(EF04LP06)
Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre
substantivo ou pronome pessoal e verbo (concordância verbal), para que em suas
produções faça as devidas concordâncias verbais e nominais.
(EF35LP10) Identificar gêneros do discurso
oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas
características linguístico expressivas e composicionais (conversação espontânea,
conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV,
debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV,
aula, debate etc.), a fim de adequar o discurso de acordo com o interlocutor e
a com a situação comunicativa.
(EF04LP14)
Identificar, em notícias, fatos, participantes, local e momento/tempo da
ocorrência do fato noticiado, atribuindo sentido ao texto, a fim de articular o
texto ao seu contexto de produção.
Instrumentalização:
Ver uma notícia na internet, a que fala sobre os
assuntos abaixo:
I. Religiões de matriz africana são alvos de 59% dos crimes de intolerância
Ver ou assistir uma notícia que fala sobre o
assunto.
Voltar a aula anterior e responder:
Texto da aula anterior:
Atividade:
1. Que época se observou a presença de africanos no Paraná?
2. O que praticavam?
3. Eles chegaram aqui em que séculos?
4. Para que aqui vieram?
5. Por que tentavam negar a cultura deles?
Atividade:
Circular todas as palavras que designam nome de pessoas ou lugares.
Registrar: Substantivos