terça-feira, 31 de março de 2020

Religião Afro-brasileiras - Aula 4º ano Religiao Afro-brasileira e Gênero Textual Notícia


Componente Curricular: Ensino Religioso ( 1 )
Unidade temática: Manifestações religiosas (Contemplando as quatro matrizes: Indígena, Ocidental, Africana e Oriental).  
Objeto do conhecimento: Doutrinas Religiosas – Religiões Afro-brasileiras
Objetivo da Aprendizagem: Conhecer e identificar lugares sagrados e sua importância para as tradições/organizações religiosas do mundo.
Prática social inicial: Você conhece alguma religião afro-brasileira?
                                    Já ouviu falar em alguma delas?
Problematização: Por que essas religiões sofrem tanta discriminação?
                                 Qual seria o motivo dessas atitudes?

Um professor, em sala de aula, falando sobre as religiões que têm sua origem na África, é interrompido por um aluno que questiona o porquê de tanto batuque durante os rituais das religiões afro-brasileiras: este aluno mora próximo a um terreiro de Candomblé e se sente incomodado com o som produzido frequentemente neste local. Já outro aluno considera o som nos rituais afro algo sagrado, que deve ser respeitado por todos, o que gera questionamentos na aula.

Instrumentalização: Ler o texto abaixo para situar os alunos  e conhecer essa religião.


Mostras slides falando sobre Exu, Exumarê, Logum Ede e o som dos atabaques.

Componente Curricular: Português(1)
Unidade temática: Gênero referência: NOTÍCIA
Objeto do conhecimento: Forma de composição de gênero oral. Compreensão em leitura.
Atribuição de sentido, articulando texto, contexto e situacionalidade. Morfologia: concordância verbal e nominal.
Objetivo da Aprendizagem: Compreensão em leitura. Atribuição de sentido, articulando texto, contexto e situacionalidade.
(EF04LP06) Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre substantivo ou pronome pessoal e verbo (concordância verbal), para que em suas produções faça as devidas concordâncias verbais e nominais.
 (EF35LP10) Identificar gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características linguístico expressivas e composicionais (conversação espontânea, conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula, debate etc.), a fim de adequar o discurso de acordo com o interlocutor e a com a situação comunicativa.
(EF04LP14) Identificar, em notícias, fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato noticiado, atribuindo sentido ao texto, a fim de articular o texto ao seu contexto de produção.

Instrumentalização: Ver uma notícia na internet, a que fala sobre os assuntos abaixo:

I. Religiões de matriz africana são alvos de 59% dos crimes de intolerância





Ver ou assistir uma notícia que fala sobre o assunto.


Voltar a aula anterior e responder:
Texto da aula anterior: 
 


Atividade:

1. Que época se observou a presença de africanos no Paraná?
2. O que praticavam?
3. Eles chegaram aqui em que séculos?
4. Para que aqui vieram?
5. Por que tentavam negar a cultura deles?

Atividade:

Circular todas as palavras que designam nome de pessoas ou lugares.

Registrar:                                                     Substantivos




6.    Copiar todos os substantivos próprios do texto.

Gênero textual Notícia - Noticia sobre produção de energia - 4º ano Gênero Notícia e Substantivos


Componente Curricular: Português ( 2 )
Unidade temática: Gênero referência: NOTÍCIA
Objeto do conhecimento: Compreensão em leitura. Distinguir fato de opinião. Substantivos.
Objetivo da Aprendizagem:
(EF35LP10), (EF04LP15) Distinguir fatos de opiniões/sugestões em textos (informativos, jornalísticos, publicitários etc.), para que identifique, nos textos lidos, quais são os fatos e quais são as opiniões.
(EF04LP06) Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre substantivo ou pronome pessoal e verbo (concordância verbal), para que em suas produções faça as devidas concordâncias verbais e nominais.

Problematização:
 Entregar uma notícia veiculada na revista referente  ao assunto estudado na aula de ciências.


            Registrar no caderno.
A notícia é composta por três partes: título, lead e corpo. O título e subtítulo (quando houver) deve despertar o interesse no leitor,
o lead (1º parágrafo do texto) deve apresentar as informações essenciais do fato: o quê, quem, quando, onde, como, por quê; tais informações serão mais detalhadas no corpo do texto.
 As fotos e legendas também são marcas desse gênero e servem como um resumo da notícia.
Os alunos devem saber que para se escolher a notícia que se vai ler, dentre tantas em um jornal, é comum se ater ao título e a imagem, por isso essas escolhas são feitas com muito critério pelos jornais.   

1.    Interpretar:

1. O que a notícia?
2.Quando aconteceu?
3. Onde aconteceu?
4.  Grifar a ideia principal da notícia e escrever com suas palavras o que entendeu.
5. Em algum momento nesta notícia, observa-se alguma opinião?

 Vamos identificar no texto:
6. Pinte de alaranjado os substantivos comuns e verde fraco os substantivos próprios.

Tipos de energia - Energias renováveis - Produção de energia renovável - Aula 4º ano sobre produção de energia


Componente Curricular: Ciências (3)
Unidade Temática: Matéria e energia
Objeto do conhecimento: Energia. Transformações.
Objetivo da aprendizagem: Reconhecer as transformações de energia que ocorrem na natureza e no cotidiano como: a combustão (energia química em luminosa e calorífica) eletricidade (que se transforma em energia cinética - movimento e em sonora, exemplo o liquidificador) pilhas e baterias, respiração, fotossíntese e decomposição. 
Prática social: Conversação sobre o uso da energia e se já ouviram falar da produção da energia pela Usina Hidrelétrica de Itaipu.
Problematização: Precisamos de energia para viver? Como era antes? Se ela não existisse, teríamos tudo que há hoje?
Instrumentalização:
Registrar no caderno
O homem ao longo dos tempos sempre se utilizou da energia e ao longo dos anos foi descobrindo formas modernas de produzir essa energia.
A energia é classificada em dois tipos:
Ø  Energias Renováveis: São aquelas que podem ser repostas na natureza;
Ø  Energia Não Renováveis: São aquelas que se esgotam e não renovam.

 Agora estudaremos as energia renováveis.

Nós estudaremos a Energia Solar, Energia Eólica, Biogás e a Geração por Hidrelétricas que são fontes de energia renováveis.

a)      Mas quantas existem na natureza?

Energia é a capacidade de um corpo de realizar trabalho.
Provavelmente, o primeiro tipo de energia que veio a sua cabeça foi a elétrica, não é mesmo? Isso porque esta é a forma de energia mais utilizada no mundo e ela nasce por meio de diferentes transformações energéticas. Confira abaixo:

 Energia solar:

Os 5 países mais bem desenvolvidos em relação à geração de energia solar são: Alemanha, China, Itália, Japão e Estados Unidos.
Ela chegou no Brasil em agosto de 2011 e foi inaugurada no município de Tauá, no sertão do Ceará, mas no país a produção é bastante favorável e até hoje a produção é crescente, pois considera-se energia limpa.
 


Aqui na Terra coletamos esta energia do sol em painéis com várias células fotovoltaicas responsáveis pelas transformações energéticas.
Também é possível concentrar a energia solar através de um jogo de espelhos e com isso apontar o foco de calor para uma caldeira. ou pegar uma lupa e concentrar os raios do sol através da lente para ‘queimar’ pedaços de papel. Tudo isto são formas de uso da Energia Solar.


  A Energia Eólica:
No Nordeste do Brasil, as condições favoráveis do vento levaram a produção de energia eólica a bater um recorde. Quase 90% da energia consumida na região agora são gerados por essa fonte renovável. 

Há um velho ditado popular que diz assim: Quem conseguir engarrafar o vento, fica rico. Pois então, isto já é possível pelo uso dos geradores eólicos. A Energia Eólica nada mais é do que captar a energia do ar em movimento. Ou seja, é a transformação da energia do vento em energia elétrica por meio de aerogeradores ou 'grandes ventiladores.  Veja na imagem uma ‘fazenda de energia eólica’.

 O Biogás – Energia Biomassa

Este combustível é produzido a partir da decomposição de resíduos orgânicos por bactérias. Ele é gasoso e composto por metano, dióxido de carbono e contém traços de outros gases. No processo de obtenção do biogás, há diferentes transformações energéticas.
A energia química do gás é convertida em energia mecânica por meio de um processo de combustão. Depois, a energia mecânica gerada ativa um gerador que fornece a energia elétrica. Para saber mais detalhes desse processo, confira o vídeo abaixo:


Em nosso município já possui esse tipo de produção de energia https://www.folhadelondrina.com.br/folha-rural/em-sao-miguel-do-iguacu-uma-granja-do-futuro-961447.html



 A energia hidrelétrica corresponde ao aproveitamento da água dos rios para movimentação das turbinas de eletricidade. Nas usinas hidrelétricas, constroem-se barragens no leito do rio para represamento da água que será utilizada no processo de geração de eletricidade. Esse tipo de energia ainda é o mais utilizado em nosso país.



Temos em nossa região Usina Hidrelétrica de Itaipu, a maior do mundo.uhttps://pt.wikipedia.org/wiki/Usina_Hidrel%C3%A9trica_de_Itaipu



E quais as transformações energéticas oriundas da Energia Elétrica?

Energia térmica: ao passar roupas, secar o cabelo ou
 tomar uma ducha, a energia elétrica é transformada
em energia térmica.

Energia luminosa: a iluminação dos ambientes é feita devido
 a transformação de energia elétrica em luminosa no
 interior das lâmpadas.

Responda:

1. Vamos fazer um teste com alguns eletrodomésticos da sua casa? O foco será na cozinha. Façam uma lista de quais equipamentos existentes em sua cozinha que necessita de energia elétrica.
2. Como é produzida a energia solar?
3. Esse tipo de produção de energia é acessível?  O que você sabe sobre ela?
4. Em nossa região há produção de energia eólica? 
5. Quem já visitou um local que produz energia através da biomassa?