segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Gênero textual Relato - características - 4º Ano



Gênero Textual  Relato
O relato pode ser oral ou escrito. É uma narrativa onde se conta um acontecimento, uma experiência feita ou vivida.
No relato deverá aparecer os personagens, fatos, tempo e espaço. Usa-se o verbo na 1ª pessoa(eu), porque o narrador é o personagem mais importante. 
Convém colocar título. Ex. Relato de ...
Os relatos podem ser de:
v  Relato de Experimento
v  Relato de Experiência Vivida
v  Relato de Viagem
v  Relato Histórico





Conteúdo: Produção textual.
Objetivo: Descrever a visita que farão.
Encaminhamento: Separar os alunos em duplas e após fazer uma visita ao mercado Manain para identificar os produtos industrializados, beneficiados e naturais existentes neste. 
Na chegada separá-los por sessão para evitar aglomerações e atrapalhar.
Na atividade de registro no local, verificarão no produto escolhido, sua origem, matéria prima e o que achar interessante.

No retorno 
Produção de texto
1. Relatar a visita e o que pesquisou:

domingo, 3 de agosto de 2014

Hidrografia de nosso município

     O que é hidrografia?
Hidrografia(hidro=água, grafia=estudo) é uma parte da geografia física que classifica e estuda as águas do planeta.
O objeto de estudo da hidrografia é a água da Terra, abrange portanto oceanos, mares, geleiras, água do subsolo, lagos, água da atmosfera e rios.

      O que é um rio?



Um rio é um curso natural de água, usualmente de água doce que flui no sentido de um oceano, um lago, um mar, ou um outro rio.




 O rio é formado por...


Os  rios  tem o seu curso de acordo com as variações da superfície.
        O conjunto das variações da superfície de nosso planeta, o relevo, interfere no escoamento das águas, na vegetação, no clima e nas atividades humanas, como agricultura, construção de casas, transporte, estradas, etc.
          Sabemos que as cidades, vilas e até propriedades eram construídas às margens dos rios para facilitar o acesso a água e ao meio de transporte.

Usinas Hidrelétricas

          A hidrografia de nossa região e também nosso estado são formados por rios permanentes de grande porte e devido a imensa rede fluvial, foram construídas várias usinas hidrelétricas. Nosso estado tem o maior potencial hidráulico e também o maior complexo de usinas hidrelétricas do Brasil, sendo no Rio Iguaçu o maior número delas.
       Também há uma grande riqueza no subsolo,

chamado Aquífero Guarani, que abrange o subsolo uruguaio, argentino, paraguaio e uma grande extensão brasileira(grande parte de nosso estado). 


  O município de São Miguel do Iguaçu tem em sua hidrografia duas bacias hidrográficas. As duas principais são a Bacia do Rio Iguaçu, que serve como divisor com a República da Argentina através do Parque Nacional do Iguaçu e a Bacia do Rio Paraná, hoje formando o Lago de Itaipu em nossa região. 

A bacia hidrográfica é usualmente definida como a área na qual ocorre a captação de água (drenagem) para um rio principal e seus afluentes devido às suas características geográficas e topográficas. Quer dizer, a bacia é um rio maior que recebe água de vários rios menores.

Em nosso município, São Miguel do Iguaçu,  tem em sua hidrografia diversas bacias hidrográficas. As duas principais são a Bacia do Rio Iguaçu, que serve como divisor com a República da Argentina e Parque Nacional do Iguaçu e a  Bacia do Rio Paraná, hoje formando o Lago de Itaipu. Ao todo são trinta e cinco rios, córregos e arroios que  banham o nosso município. 

Visão tridimensional
 do município de
 São Miguel do Iguaçu (PR)


Micro bacia de São Miguel do Iguaçu


Algumas das   micro bacias de
nosso município são: 
Rio Ocoy,
Rio Represo,
Rio Apepu,
Rio dos Índios, 
Rio Pinto e Arroio Leão.




Referências:


http://cidadesdobrasil.com.br/cgi-cn/news.cgi?cl=099105100097100101098114&arecod=12&newcod=881
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hidrografia
Geografia, Maria Elena Simieli
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aqu%C3%ADfero_Guarani