Este foi o dia do jogo...
mas antes...
O que são frações “Frações Equivalentes”?
*definição de frações equivalentes, onde o mais
interessante é a oportunidade que os alunos têm de simular frações
equivalentes
*observar também a forma gráfica dessas frações.
Atividade:
Dividir os alunos em 4 grupos.
Cada grupo receberá duas folhas
de papel sulfite branca (fazer nas duas folhas)
O primeiro grupo dividirá,
fazendo dobradura, suas folhas em 2 partes iguais, e pintará a metade na cor combinada.
O segundo grupo dividirá suas
folhas em 4 partes iguais e pintará 2 pedaços.
O terceiro grupo, dividirá suas
folhas em 8 partes iguais e pintará 4 pedaços.
O quarto grupo dividirá suas folhas
em 16 partes e pintará 8 pedaços.
Recolher uma das folhas de papel
após coloridas e colar na lousa, onde os alunos poderão observar as divisões
feitas em cada folha
É importante observar com eles de que as partes devem ser do mesmo tamanho.
Atividade:
Colorir a tabela de equivalências
Cada aluno deverá receber uma tabela para ser colorida.
É bastante importante o professor fazer juntamente com os alunos.
(Determinar uma cor)
Construindo as peças do Jogo
Entregar cartões (conseguidos de material reciclado em gráficas) para cada aluno.
Os alunos já estarão mais familiarizados com as representações de frações e terão sua tabela para comparações futuras,
Entregar as frações e as representações impressas para que eles recortem e colem.( Para minha turma fora feito somente um jogo).
As representações são importantes para observar as sobreposições.
A peça do jogo:
A jogada:
Como cada aluno possui a sua tabela, todos poderão acompanhar as jogadas:
Num primeiro momento o jogo foi dirigido. Eu(profe) chamava pelo nome de dois alunos para colocar a carta no centro.
Os mesmos deveriam concluir se as cartas eram equivalentes ou não.
(As equivalentes saiam do jogo, então eu desafiava outros dois).
Se não fossem equivalentes as cartas, deveriam deduzir quem ganhou a jogada( Fração maior).
O aluno que ganhasse tinha o direito de desafiar o próximo.
A turma realizou o jogo coletivamente.
Material: 50 cartas com frações.
Foram distribuídas 2 cartas para cada aluno.
O aluno podia escolher o aluno que iria desafiar.
Havendo empate, os dois jogadores pescam uma segunda carta e apostavam entre si.
O ganhador de cada aposta sempre compra uma carta e escolhe novo desafiante.
O ganhador é aquele que fica com a última carta em mãos.