Aprender a ler mapas é bastante importante. A interpretação de plantas e mapas é essencial par se orientar.
O que temos de saber?
Esse representa as REGIÕES do Brasil com
seus respectivos estados.
https://lh4.googleusercontent.com
Ele traz diversos elementos,
como cores, símbolos e escritas necessárias para entendermos suas
informações.
Os
elementos que compõem um mapa, ou seja, as partes obrigatórias dos mapas
são: o título (e, às vezes, o subtítulo), as legendas, a escala, a orientação
e a projeção cartográfica utilizada para a produção do referido documento,
assim como o responsável.
Com
esses elementos é possível fazer a leitura das informações que o mapa
transmite, como: o lugar representado, a divisão dos estados, as cores utilizadas,
os símbolos presentes, entre outras.
Ter o domínio de noções sobre coordenadas geográficas - latitude e longitude .
Início da aula ... apresentar outro tipo de texto.
Conhecendo o Gênero Textual
Identificando
as CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO TEXTUAL INSTRUÇÕES DE MONTAGEM
Esse gênero textual tem características bem específicas. Ele se apoia em frases curtas elencadas por meio de letras ou números, verbo no imperativo ou infinitivo, sequências de ações que demandam recomendações para cada passo a ser realizado. Além disso, o gênero “ Instruções de Montagem” apresenta uma série de orientações que devem ser seguidas por quem deseja criar algo. Em geral, o texto é composto pelo título - o nome do objeto a ser confeccionado, a lista dos materiais necessários, seguida das orientações de como se confecciona e uso.
Características do Gênero e confecção de um Bilboquê
Identificando a função social de textos os textos que circulam em campo da vida social dos
quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas
mídias impressa.
2.Depois do título vem ...............................................................................................................................................................................................................................................................................
.
3.Agora copie os verbos que estão nas INSTRUÇÕES e estão circulados.
Os números decimais são formados por uma parte inteira e outra fracionária ou somente pela parte fracionária.
A parte fracionária, quando o número não é inteiro, é separado por uma vírgula. Alguns números decimais representam frações que possuem denominador igual a 10, 100, 1000, 10 000 e etc.
Observe como lemos e como representamos:
Agora vamos ver que o nosso dinheiro é um número decimal.
Como UM REAL é formado????
Vamos lá. Para isso precisamos dividir ele em 100 partes, quer dizer, fracionar ele em CENTÉSIMOS, por isso chamamos de CENTAVOS.
Agora vamos ver como representamos os centavos e como ele é registrado.
Objeto do conhecimento: Reconstrução das condições de produção e recepção de textos.
Contexto de produção e de circulação.
Decodificação/Fluência
de leitura. Ritmo e entonação em leitura.
Objetivos da aprendizagem:
(EF15LP01) Identificar a função social de textos
que circulam em campo da vida social dos quais participa cotidianamente (a
casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital,
de modo a reconhecer seu contexto de produção: para que foram produzidos, onde
circulam, quem os produziu e a quem se destinam
(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em
seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de
textualidade adequado, de modo a aperfeiçoar a proficiência leitora
Prática social: Você já viu
ou algum familiar teve que reclamar de algum produto ou serviço?
Como fez isso? Que meios utilizou para enviá-la?
Problematização: Conhece uma
carta de reclamação?
Instrumentalização: Entregar o exemplo de carta de reclamação impressa.
Identificar
com eles as características da carta, pintando cada uma de uma determinada cor.
Copiar
*Local
e data;
*
Identificação do destinatário – por se tratar de alguém notadamente
especificado, o uso do pronome de tratamento adequado se torna indispensável;
*
Vocativo;
*
Corpo do texto, seguido de argumentos que justifiquem o discurso manifestado;
*
Expressão de despedida;
*
Assinatura;
*
Nome do remetente.
2º dia
Unidade Temática: CARTA DE RECLAMAÇÃO
Objeto do conhecimento: Formação de leitor.
Compreensão: ideias principais e secundárias.
Objetivos da aprendizagem: (EF35LP02) Selecionar livros, revistas e jornais da biblioteca e/ou do
cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para
leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua
opinião, após a leitura, de modo que consiga estabelecer critérios para escolha
de um livro, de uma revista e/ou jornal.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto,
demonstrando compreensão global, a fim de desenvolver a capacidade de
inferenciação, de localização e de seleção de informações relevantes.
Instrumentalização: Ler a notícia abaixo, fazer a conversação sobre o assunto e entregar
para os alunos uma Carta de Reclamação elaborada.
Qual é o argumento do texto que justifica esse manifesto
Quem é a pessoa descontente neste fato? Como você sabe?
3º dia
Componente
Curricular: Português (3) 0k
Unidade
temática:
Gênero referência: Carta de Reclamação
Objeto
do conhecimento:Escrita colaborativa
Objetivo
da aprendizagem:
(EF04LP11) Planejar e produzir, com autonomia,
cartas pessoais de reclamação, dentre outros gêneros do Campo da Vida
Cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e com a estrutura
própria desses textos (problema, opinião, argumentos), considerando a situação
comunicativa e o e o tema/assunto/finalidade do texto, a fim de adequar as suas
produções as normas requeridas por esses gêneros.
Instrumentalização: Produzir uma Carta
de Reclamação sobre a Dengue para a Secretaria de Vigilância Sanitária, para alertar toda a população.