Componente
Curricular: Português
( 2 )
Unidade
temática:
Gênero referência: NOTÍCIA
Objeto
do conhecimento:
Compreensão em leitura. Distinguir fato de opinião. Substantivos.
Objetivo
da Aprendizagem:
(EF35LP10),
(EF04LP15) Distinguir fatos de opiniões/sugestões em textos (informativos,
jornalísticos, publicitários etc.), para que identifique, nos textos lidos,
quais são os fatos e quais são as opiniões.
(EF04LP06)
Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre
substantivo ou pronome pessoal e verbo (concordância verbal), para que em suas
produções faça as devidas concordâncias verbais e nominais.
Problematização:
Entregar uma notícia veiculada na revista
referente ao assunto estudado na aula de
ciências.
Registrar no
caderno.
A notícia é composta por três partes: título, lead e corpo.
O título e subtítulo (quando houver) deve despertar o interesse no leitor,
o lead (1º parágrafo do texto) deve apresentar as
informações essenciais do fato: o quê, quem, quando, onde, como, por quê; tais
informações serão mais detalhadas no corpo do texto.
As fotos e legendas
também são marcas desse gênero e servem como um resumo da notícia.
Os alunos devem saber que para se escolher a notícia que se
vai ler, dentre tantas em um jornal, é comum se ater ao título e a imagem, por
isso essas escolhas são feitas com muito critério pelos jornais.
1. Interpretar:
1. O que a notícia?
1. O que a notícia?
2.Quando aconteceu?
3. Onde aconteceu?
4. Grifar a ideia principal da notícia e escrever
com suas palavras o que entendeu.
5. Em algum momento nesta notícia, observa-se alguma opinião?
Vamos identificar no texto:
6. Pinte de alaranjado os substantivos comuns e verde fraco os substantivos próprios.
6. Pinte de alaranjado os substantivos comuns e verde fraco os substantivos próprios.
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