sexta-feira, 18 de julho de 2014

Provérbios - Dinâmica de grupo - Relato da experiência - produção textual relato


Brincadeira: O mudo.
 
1º passo
Pedir aos alunos que coloquem as cadeiras em círculo.
Já devidamente acomodados, fazer uma pequena explanação sobre a segunda parte do gênero textual trabalhado anteriormente, que era a fábula.
Mencionar alguns provérbios para observar se entendem o que estes querem dizer.
 
2º passo
Ter o número certo de provérbios(utilizei provérbios populares) impressos:

1. Devagar, se vai ao longe.
2. Quem tem boca vai a Roma.
3. Casa de ferreiro, espeto de pau.
4. Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.
5. Quem não chora não mama.
6. Ri melhor quem ri por último.
7. Quem tudo quer, tudo perde.
8. Deus ajuda quem cedo madrugada.
9. O pepina se torce ainda pequeno.
10. Filho de peixe peixinho é.
11. Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.
12. Em lagoa de piranha jacaré nada de costa.
13. A união faz a força.

14. O que os olhos não veem o coração não sente.
3º passo

 
Ler para eles todos os provérbios que irão representar posteriormente, dando exemplos simples para que as entendam.
 
4º passo
Distribuir os alunos em duplas e também alguns que fiquem sozinhos e entregar para os mesmos um provérbio e explicar que as representarão através de gestos(mímica).
 
5º passo
Dar um tempinho para que pensem nas estratégia de expor os provérbios sem utilizar a fala.
 
6º passo
Fazer a apresentação

7º passo
Fechamento:  Falar sobre como se sentiu na hora de encenar, sobre a combinação do grupo, foi fácil?difícil? Quanto aquele que fez sozinho, como foi?Fez falta um ajudante? Seria mais fácil no grupo, por quê?
 
                                          
Atividade aplicada no retorno às aula, com excelente resultado.

Na aula de produção de texto os alunos fizeram textos individuais relatando a experiência.
 






Nenhum comentário: