domingo, 27 de julho de 2014

Clima e tempo - região e município

 
 
O que é clima?
 
O que é tempo?


    O tempo é o conjunto de características que observamos num determinado momento ou tempo do dia. Por exemplo, observem no mapa.

      Na região Sul está indicando que há chuva. No Nordeste, especificamente no Recife, indica dia ensolarado, mas com pancadas de chuva.
 
      O tempo é como se fosse uma “fotografia” da atmosfera, pela qual se percebem as condições meteorológicas, por exemplo: nublado e não nublado, chuvoso, ensolarado, ...
 
     Já o  Clima corresponde à sequência habitual de tempos.  Observamos o mapa climatológico abaixo e veremos que no Brasil
a média de temperatura varia bastante.
 
   CLIMA é a sucessão dos tempos atmosféricos num determinado tempo.

       Eles são estudados pelos especialistas da climatologia “os climatólogos” onde o tempo atmosférico que predominar num período de 30 anos de estudo (observação) é que vai caracterizar o clima do lugar. Este pode ser quente, frio nesse período de estudo (observação).

   Região Oeste
 
    Em nossa região, abrangendo os municípios do entorno do



reservatório do Usina Hidrelétrica de Itaipu, o clima é subtropical, temperado, sem estação seca. A temperatura média anual é de 22º C(centigrados), podendo atingir até 40º C e chegar a mínima de 0º C. A umidade do ar fica alto o ano inteiro, com média de 80%.
       O índice pluviométrico(chuvas) é bastante distribuído durante o ano, sendo os índices menores em julho e maiores em outubro.

Clima do Município
    O clima de nosso município é do tipo subtropical úmido, verões quentes com chuvas contínuas. No inverno podem ocorrer geadas.
    O mês mais frio é julho e o mais quente é fevereiro.

    O clima do lugar influencia na alimentação, na vegetação, no tipo de habitação, no relevo, etc.



Referência de pesquisa:



 

 

Nenhum comentário: