terça-feira, 31 de março de 2020

Religião Afro-brasileiras - Aula 4º ano Religiao Afro-brasileira e Gênero Textual Notícia


Componente Curricular: Ensino Religioso ( 1 )
Unidade temática: Manifestações religiosas (Contemplando as quatro matrizes: Indígena, Ocidental, Africana e Oriental).  
Objeto do conhecimento: Doutrinas Religiosas – Religiões Afro-brasileiras
Objetivo da Aprendizagem: Conhecer e identificar lugares sagrados e sua importância para as tradições/organizações religiosas do mundo.
Prática social inicial: Você conhece alguma religião afro-brasileira?
                                    Já ouviu falar em alguma delas?
Problematização: Por que essas religiões sofrem tanta discriminação?
                                 Qual seria o motivo dessas atitudes?

Um professor, em sala de aula, falando sobre as religiões que têm sua origem na África, é interrompido por um aluno que questiona o porquê de tanto batuque durante os rituais das religiões afro-brasileiras: este aluno mora próximo a um terreiro de Candomblé e se sente incomodado com o som produzido frequentemente neste local. Já outro aluno considera o som nos rituais afro algo sagrado, que deve ser respeitado por todos, o que gera questionamentos na aula.

Instrumentalização: Ler o texto abaixo para situar os alunos  e conhecer essa religião.


Mostras slides falando sobre Exu, Exumarê, Logum Ede e o som dos atabaques.

Componente Curricular: Português(1)
Unidade temática: Gênero referência: NOTÍCIA
Objeto do conhecimento: Forma de composição de gênero oral. Compreensão em leitura.
Atribuição de sentido, articulando texto, contexto e situacionalidade. Morfologia: concordância verbal e nominal.
Objetivo da Aprendizagem: Compreensão em leitura. Atribuição de sentido, articulando texto, contexto e situacionalidade.
(EF04LP06) Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre substantivo ou pronome pessoal e verbo (concordância verbal), para que em suas produções faça as devidas concordâncias verbais e nominais.
 (EF35LP10) Identificar gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características linguístico expressivas e composicionais (conversação espontânea, conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula, debate etc.), a fim de adequar o discurso de acordo com o interlocutor e a com a situação comunicativa.
(EF04LP14) Identificar, em notícias, fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato noticiado, atribuindo sentido ao texto, a fim de articular o texto ao seu contexto de produção.

Instrumentalização: Ver uma notícia na internet, a que fala sobre os assuntos abaixo:

I. Religiões de matriz africana são alvos de 59% dos crimes de intolerância





Ver ou assistir uma notícia que fala sobre o assunto.


Voltar a aula anterior e responder:
Texto da aula anterior: 
 


Atividade:

1. Que época se observou a presença de africanos no Paraná?
2. O que praticavam?
3. Eles chegaram aqui em que séculos?
4. Para que aqui vieram?
5. Por que tentavam negar a cultura deles?

Atividade:

Circular todas as palavras que designam nome de pessoas ou lugares.

Registrar:                                                     Substantivos




6.    Copiar todos os substantivos próprios do texto.

Nenhum comentário: