terça-feira, 29 de novembro de 2016

Relato 4º ano - Interpretação de texto- Adjetivos



Disciplina: Português
Conteúdo: Gênero Textual Relato. Leitura e interpretação
Objetivo: Interpretar o  texto.
Encaminhamento: No caderno:
Copiar no caderno o texto abaixo:


                                                Relato do meu dia a dia
Isso tudo começou há seis anos e todo dia é a mesma coisa. Acordo as 4h30 da manhã pra pegar no serviço as 5h00. Trabalho até as 11h00, almoço e volto de 1h00 as 4h00 da tarde.
Às vezes também trabalho aos sábados até o meio dia. O meu trabalho é nas lavouras de abacaxi, na região metropolitana de João Pessoa, na Paraíba.
Tenho 14 anos e meu irmão de 13 e 12 que cursam a 6ª série também trabalham comigo. Trabalhamos 50 horas semanais.
À noite vou pra escola e estudo na 7ª série do ensino fundamental (8º ano).

                                                                                    Acesso em dezembro de 2010.
                                                                                                                            Texto – Portal dos correios

Interpretando o texto:
1-    Sobre o que fala o texto?
2-    Onde mora o personagem do texto?
3-    Quantos dias por semana ele trabalha?
4-    Copie 4 verbos que indicam que é um relato.
5-    De quando é esse relato?
6-    De acordo com o relato o adolescente trabalha. Isso é permitido por lei? O que você sabe sobre essa lei do trabalho infantil?
7-    Pinte todos os substantivos do segundo parágrafo.

8-    Pinte de amarelo o substantivo da frase abaixo:
  “ O meu trabalho é nas lavouras de abacaxi...”
  “À noite vou pra escola...”
 “Tenho 14 anos e meu irmão de 13...”

9-    Escreva 2 adjetivos para cada substantivo abaixo.
trabalho:.....................................................................
abacaxi:.................................................................
Irmão:...................................................................

     10- Forme frases com as palavras trabalho, estudo e brincadeira e dê dois adjetivos para cada uma:

Nenhum comentário: