segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Formação do numeral -



Disciplina: Matemática
Conteúdo: : Nº e operações: antecessores, sucessores, formação do numeral, leitura e escrita, valor posicional, decomposição. Situações problemas.
Objetivo: Resolver as atividades propostas.
Encaminhamento: Recuperação: Rever conteúdos já trabalhados.

Entregar as atividades impressas.

1.      Usando  os algarismos  :4 – 9–  – 5 – 0
a)      o maior número possível= .........................................................
b)      o menor número possível=.........................................................

2.      Os algarismos 6 – 7- 9- 2
a)      Maior=......................................
b)      Menor=.......................................

3.      Os algarismos 7 – 0- 4- 6
c)      Maior=......................................
d)     Menor=.......................................

4.      De acordo com o numeral: 69.038, coloque:

a)      o valor posicional de 6= ....................................................................
b)      o algarismo que possui o maior valor posicional= ..............................................
     c)  a decomposição do numeral =..................................................................................................

5.      De acordo com o numeral:  32.139, coloque:

c)      o valor posicional do 1= ....................................................................
d)     o algarismo que possui o menor valor posicional= ..............................................
e)  a decomposição do numeral =..................................................................................................


6.      Complete a tabela com os números que faltam:
Antecessor
Número
Sucessor

4.500



1.005
12.640



42.088


7.      Pinte de amarelo os numerais pares da atividade anterior.

8.      Coloque na 2ª coluna as letras que correspondam as alternativas da primeira coluna.

( A ) 6.530 5.530                           (          ) + 30
( B ) 2.824 2.854                           (          ) +2000
( C ) 180 2.180                              (          ) + 236
( D ) 236 472                                 (          ) - 1.000
                                    
Resolva as situações problemas:

9.    Amélia tinha cinco mil reais, ganhou numa rifa mais  três mil, trezentos e quarenta e seis reais. Com esse dinheiro comprou uma moto  de  R$4.583,50. Quanto dinheiro lhe restou?

10. Mario tem um mil, novecentos e quarenta e cinco figurinhas, perdeu 3 dezenas na primeira jogada e 1 centena na segunda jogada. O restante dividiu com 9 colegas. Quanto ganhou cada um?


11. Caroline tem 15 centenas de pedrinhas. Elas estão guardadas em 6 pacotinhos.
Quantas pedrinhas ela tem e quantas ficam em cada pacote?

12. Ana tem 23 centenas de pedrinhas. Jogou e perdeu 7 dezenas e o restante guardou  em 8 pacotinhos.
Quantas pedrinhas ela tem e quantas ficaram em cada caixa?

13. Devo colocar as batatas que colhi em 9 sacas. Para saber o número de batatas devo compor o numeral a seguir: 6 dezenas de milhar, 4 unidades de milhar, 3 centenas, 2 dezenas e 1 unidade.
Que numera foi formado? Quantas batatas ela colocará em cada saca?

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