domingo, 24 de novembro de 2013

Afrodescendentes: herança genética

                  Qual é a sua raça/cor?

       Após abordar vários assuntos referentes a formação da população de nosso município e especialmente nossa sala, os alunos demonstraram admiração pelas descobertas.

       Iniciamos com  pesquisa dos alunos junto aos pais e parentes, referente às suas origens abordando o assunto "Cor ou Raça "  observadas no Registro de Nascimento, característica declarada pelas pessoas de acordo com as seguintes opções: branca, preta, amarela, parda ou indígena.  Questionei?

                                  Que cor você se autodenomina?
                                  Todos disseram que são brancos.
 
Mas buscando dados junto ao Registro de Nascimento,  o resultado foi o seguinte :
Em nossa turma há 22 alunos.
1ª questão:
De que cor você é declarado?

(     ) preto
(  1    )pardo
(   0   )amarelo
(  21  )branco
Resultado:
Gráfico:

     Mas podemos dizer que, não existe na atualidade nenhum grupo humano racialmente puro. As populações contemporâneas são o resultado de um prolongado processo de miscigenação, cuja intensidade variou ao longo do tempo.
        Então buscamos identificar se há afrodescendentes em nosso grupo.
2ª questão:
 
 
       Você tem algum parente, de primeira, segunda ou terceira geração que é negro?    
Resultado:                   

       Observando o gráfico acima, o  aluno da primeira fase do processo seletivo do Instituto Rio Branco, que forma futuros diplomatas , está com toda a razão, ele autodenominou-se afrodescendente e entrou pela vaga da cota. Esta foi questionada porque ele aparentemente não possui características, pois é aloirado com olhos claros. Mas, o Itamaraty informou que é o próprio candidato  que se declara afrodescendente e não há uma avaliação técnica nem banca para examinar a veracidade da declaração do estudante. É respeitado o que é declarado no ato da inscrição.













 Conclusão:
         A história é passada de geração em geração através de seus registros.  Mas, em nenhum momento lemos ou identificamos na história de nosso município, que o povo afrodescendente que aqui vivia, em algum momento fez parte da colonização do município. No entanto temos uma comunidade: Comunidade Remanescente Quilombolas Apepu.
       
       Na colonização do Brasil, não foi diferente, houve uma época em que buscaram o "branqueamento" da população, devido ao preconceito e racismo. Mas foi essa miscigenação entre vários povos que gerou uma identidade nacional diferenciada  e um povo marcadamente mestiço, na aparência e na cultura.


Quero dar ênfase a esta fala.  Strozenberg: “Quanto menos se enfatizar a ideia de raça e quanto mais se criticar essa ideia como critério para marcar a diferença entre seres humanos, melhor”.
Então:
      Se falarmos de COR , que seja das flores?  E deixamos para falar de RAÇA, quando escolher o  cachorro de estimação.
 
 
 Pesquisa:

http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2013/05/qual-a-sua-raca-cor
http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/indicadoresminimos/conceitos.shtm
http://www.coladaweb.com/historia-do-brasil/os-povos-no-brasil-miscigenação

Nenhum comentário: