segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Ações coletivas – abolição



Conteúdo: Necessidades de novas relações de poder com bases em decisões e ações coletivas – abolição
Objetivo: Compreender que as ações coletivas pressupõem às tomadas de decisões.
Encaminhamento: Na oralidade, explanar para os alunos sobre a causa principal para o início da abolição da escravatura.

        Abolição da escravatura:
          foi com uma lei ou uma ação coletiva?

Lei Eusébio de Queirós de 1850
O que foi a Lei Eusébio de Queirós e a  influência da Grã-Bretanha

O ministro da Justiça Eusébio de Queirós foi o criador da lei.
             A Lei Eusébio de Queiróz foi uma modificação que ocorreu em 1850 na legislação escravista brasileira. A lei proibia o tráfico de escravos para o Brasil. Esta lei é considerada um dos primeiros passos no caminho em direção à abolição da escravatura no Brasil.
            Mas esta lei era cobrada pelo governo da Grã-Bretanha, por causa da recém-criada legislação britânica, conhecida como Bill Aberdeen (de agosto de 1845), que proibia o comércio de escravos entre África e América.
A lei concedia o direito à marinha britânica(Inglaterra) de apreender qualquer embarcação com escravos que tivesse como destino o Brasil.
            Após isso ,o tráfico ilegal interno, ficou ainda maior.
 
Quilombo dos Palmares
Quilombo dos Palmares.

          Só que os  escravos nunca desistiram de sua liberdade, nunca aceitaram passivamente sua condição. Então nesta época já haviam algumas formas de resistência, e uma delas era a fuga, formando assim  os Quilombos. Os Quilombos  eram comunidades de escravos fugitivos,  que seguiam modelos de reinos africanos.
       Também já haviam  as  lutas cotidianas, onde  os escravizados criaram espaços de negociação com seus 'donos' que, se por um lado não acabava com a escravidão, por outro, trazia melhores condições de vida e maiores possibilidades de juntar dinheiro para comprar a liberdade. Exemplar desse tipo de luta dos escravizados foi muitos deles terem conquistado um pedaço de terra para plantar nos dias em que folgavam e o direito de vender a sua produção. Muitas famílias de escravos conseguiram se libertar com o dinheiro conseguido através dessa produção agrícola.
         Então,  a partir da década de 1870, com ao aumento da fiscalização da Grã-Bretanha, que começou a faltar mão-de-obra escrava no Brasil, os grandes agricultores começaram a buscar trabalhadores assalariados, principalmente em países da Europa (Itália, Alemanha, por  exemplo), período em que aumentou muito a entrada de imigrantes deste continente no Brasil.

Curiosidade:

- A expressão popular, até hoje muito usada, “lei para inglês ver” surgiu com a Lei Eusébio de Queirós. Criada, provavelmente pelo povo, a expressão fazia referência à lei criada para atender as exigências dos ingleses, porém com pouco efeito prático em seus primeiros anos de aplicação.
 

Nenhum comentário: