sábado, 19 de outubro de 2013

Arte - CENAS ONÍRICAS


Disciplina:Arte:
Conteúdo: Cenas oníricas
Objetivo: Compreender  o conceito e identificar cenas onírica em algum espaço ou objeto.
Encaminhamento: Através da oralidade, utilizando um texto de apoio, esclarecer a origem da palavra, quer dizer, de onde advém a palavra onírica.

           DICIONÁRIO Significado de onirismo em Português
sm. Estado anormal de consciência, com sensação de irrealidade, como num sonho cheio de fantasias ou ideias quiméricas. Forma de delírio, constituido de visões, alucinações e cenas animadas, ger. causado por alcoolismo crônico, ou substâncias tóxicas, drogas anestésicas etc.

MEDICINA- Onirismo (do grego oneiros que significa sonho) em se refere a um estado mental que costuma ocorrer em síndromes ou doenças, É constituído por um conjunto de alucinações visuais  e com o "sonhador"  estando acordado.

 O onirismo é um modo de atividade mental sob a forma de sonho vivido, muitas vezes, com grande intensidade, e que pode surgir com frequência, geralmente em pessoas que consumiram grandes quantidades de bebida ou alguma outra toxina.
           As cenas vividas no onirismo, predominantemente expressas em alucinações visuais, podem também acompanhar-se de alucinações tácteis: é o que se passa nos sonhos, onde são raras, também, as alucinações auditivas. Por isso a tais cenas se dá o nome de cenas oníricas, ou, quando mais complexas e variadas, de delírio onírico. 

ARTE -  Está lá a coisa? Não e sim. Vai depender da sensibilidade de quem olha.
Vai depender do ângulo, vai depender do momento.
Na arte onírica misturam-se seres reais e irreais, "ou seria, seres reais em espaços não reais?'
 



 






 

"Hoje não é  difícil ver cenas oníricas em nossos espaços. É só prestarmos atenção em variados comportamentos e decisões que observamos em todos os setores sociais."

Agora é nossa vez.

Que tal tentarmos?
Tente transformar uma forma real, uma espaço real em espaço onírico.



Referências de pesquisa:
http://bicho-bravo.blogspot.com.br/2011/09/onirismo-surreal.html
http://www.dicionarioweb.com.br/onirismo/
 

Nenhum comentário: