O próximo gênero textual estudado será
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS.
Então...
Um pouco da história.
As histórias em quadrinhos no Brasil começaram a ser publicadas no século XIX, adotando um estilo satírico conhecido como cartuns, charges ou caricaturas e que depois se estabeleceria com as populares tiras ou tirinhas.
Lançada em 1905, a revista O Tico-Tico é considerada a primeira revista em quadrinhos do país, concebida pelo desenhista Renato de Castro, tendo o projeto sido apresentado a Luiz Bartolomeu de Souza, proprietário da revista O Malho.
Criado em algum momento de1928, porém seu aniversário oficial ficou para 18 de Novembro devido ao lançamento do desenho. |
(chamado de Ratinho Curioso), Krazy Kat, (chamado de Gato Maluco) e Gato Félix.
J.Carlos foi o primeiro desenhista brasileiro a desenhar personagens da Disney nas páginas de O Tico-Tico.
Em 1960, Ziraldo lança a revista
pela editora O Cruzeiro; Pererê surgira um ano antes nas páginas da revista O Cruzeiro em uma série de cartuns, publicada até 1965.
No início dos anos 1970, os quadrinhos infantis no país predominaram, com a publicação das revistas de Maurício de Sousa e a montagem pela Editora Abril de um estúdio artístico, dando oportunidade para vários quadrinistas atuar profissionalmente, produzindo principalmente histórias do Zé Carioca
e de vários personagens Disney, e também trabalhando com todos os personagens dos quais a editora adquirira os direitos, como os da Hanna Barbera.
Em 1980, o cartunista Ziraldo lançou o livro O Menino Maluquinho. O personagem também foi adaptado para os quadrinhos pela editora Abril, onde foi publicado entre 1989 e 1994.
No fim da década de 1990 e começo da década de 2000, surgiram na internet diversas histórias em quadrinhos brasileiras, ganhando destaque a webcomics dos Combo Rangers.
Já em 2008, a Turma da Mônica ganha uma versão adolescente em estilo mangá(é a palavra usada para designar as histórias em quadrinhos feitas no estilo japonês).
Pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_em_quadrinhos_no_Brasil
https://www.google.com.br/search?q=hist%C3%
http://www.infoanimation.com.br/2011_04_01_archive.html
http://www.dinamo.art.br/coluna/conheca-de-verdade-o-pai-adotivo-de-ze-carioca/
Nenhum comentário:
Postar um comentário