domingo, 16 de fevereiro de 2014

A vida enquanto produção e ação coletiva

                                                  A vida em sociedade

          O ser humano quando nasce necessita da atenção e cuidados de um adulto para sobreviver. Geralmente, essas pessoas são os pais. O pai, ou mãe e filhos formam uma família. Ela  é a primeira instituição em que estamos inseridos.   
Ricky Martin usa óculos aviador para passear com os filhos        As diferentes formações que a família tem, não muda sua função.
A família está inserida e tem uma ligação fundamental com a sociedade, porque é com ela que nós aprendemos o significado de amar e ser amado, aprender o que é respeito, ser uma pessoa, ter seus princípios, ideais e objetivos.  
          Dentro da família cada pessoa deve e tem uma função. Como um familiar necessita trabalhar para suprir suas necessidades(trabalho remunerado), no espaço familiar é que aprendemos a trabalhar em equipe. Isso quer dizer, todos os membros devem ajudar nas tarefas do seu lar. Nela também  aprendemos as regras e os limites.
456-sociedade.jpg          A união de várias famílias formam uma sociedade. E o homem  busca viver nesta sociedade porque precisa um do outro.       
        Esta   sociedade vive num território, sob as mesmas regras, normas e leis, compartilhando valores e crenças, e tendo o direito à igualdade. Essa sociedade também é entendida como sociedade civil.

        Nesta ação coletiva, são produzidas diferentes coisas. E o que produzimos(materiais, remédios, vestimentas, imóveis, ...) tem a função de melhorar nossa condição de vida.
             
           Mas na sociedade as pessoas podem participar  de diferentes instituições.

Exemplos de     instituições:

 

As instituições educacionais são as escolas ou colégios, faculdades ou universidades, etc. 

As instituições religiosas possuem nomes de acordo com a religião, podendo ser chamadas de igrejas, templos, sinagogas, mesquitas, centros espíritas ou outras denominações.
 

As instituições políticas incluem os órgãos e os
partidos políticos.
       
As instituições científicas.


 
Bibliografia

Nenhum comentário: