sábado, 6 de julho de 2013

Supernanny 2012 - Como é Distúrbio de Déficit de Atenção

Um pouquinho de informação.
    Sr. pais ...

     Fiquei surpresa. Alguns alunos me  questionaram  sobre o vídeo " Distúrbio e Difícil de Atenção."

          "Será que eu tenho esse problema?"
 
      Achei necessário e oportuno abordar esse assunto porque sou professor e muitas vezes nos deparamos com situações, onde não obtemos sucesso.
       Então, juntamente com a coordenação da escola e  observação dos profissionais da equipe multidisciplinar(psicóloga, fono), busca-se então a avaliação com o  Neurologista.
        Não conheço nenhuma mãe ou pai que aceitou o fato de o filho ter algum problema facilmente. Porque não é fácil.  
         Mas, negar o problema é tirar o direito da criança de ter o encaminhamento pedagógico que ela necessita.
         Há pais que apenas amam. Mas amar também é disciplinar, corrigir, apoiar. E além disso é buscar alternativas, quando um caminho comum não supera as expectativas.
        Amar também é confiar no trabalho que a escola desenvolve. Mas confiar acompanhando.
        O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é uma doença e não má educação. A criança TDAH não é assim porque quer! Ela precisa de ajuda.
       Há um grande número de crianças com a doença,  reconhecida   pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo dados da Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA), cerca de 3% a 5% das crianças brasileiras sofrem de TDAH, das quais de 60% a 85% permanecem com o transtorno na adolescência.

        É preciso enfrentá-la cedo. Quando não diagnosticada e tratada, pode trazer sérios prejuízos a curto e longo prazo. Em crianças, é comum a queda no rendimento escolar, por causa de desorganização, da falta de paciência para assistir às aulas e estudar. Na fase adulta, o problema pode ser a causa de uma severa baixa auto-estima, além de afetar os relacionamentos interpessoais, dificuldades em se ajustar a horários e compromissos.

           Professor não faz diagnóstico. Professor busca estratégias para ensinar. (???) 



Nenhum comentário: