segunda-feira, 29 de abril de 2013

REI SALOMÃO(adaptado)

O Rei Salomão e As Duas Mulheres
Cena 1
Narrador:(fundo musical) Hoje vamos conhecer um pouco de um reinado que aconteceu a milênios atrás.
Naqueles tempos as mulheres nasciam e cresciam para plantar a terra, cuidar da casa e serem mães. Toda mãe sabia, que seu filho homem nasceria para ir à guerra. Mas tudo mudou. Nasceu Salomão e ele não se tornou um líder guerreiro, pois isso não foi preciso. Soube manter a Paz no grande reino que herdara de seu pai. Mostrou ao povo ser um grande governante e um juiz justo. Salomão, foi o melhor e maior Rei de todos os reis do mundo, em riqueza e em sabedoria. Devido a sua sabedoria, todo o mundo procurava ir ter com ele para ouvir a sabedoria que Deus lhe pusera no coração. Um dia, após dias trabalhosos, o Rei Salomão, encaminhou-se para seu quarto para seu descanso merecido. Em poucos instantes estava em profundo sono.
Senhor- Salomão, Salomão, Oh Salomão!
Salomão(assustado):Quem está falando? O que queres de mim?
Senhor- Calma, não tenha medo, sou o Senhor , deus de Jacó, o Deus de seu pai Davi é quem te fala. Narrador: Salomão achando que é real olha para todos os lados, em meio a escuridão da noite, mas percebe que estava dormindo e volta a deitar.
Senhor- Salomão, sei que sempre estás vigilante, pede-me o que quiseres e eu te darei.
Narrador: Salomão novamente senta na cama, põe-se de joelho e começa a orar.
Salomão- Senhor meu Deus, a mim fizeste reinar no lugar de Davi, não passo de uma criança e não sei como conduzir-me. O povo é grande, tão numeroso que não se pode contar, dá-me, pois, um coração sábio para julgar teu povo com justiça.
Narrador: - O senhor nas alturas responde:
Senhor- Já que pediste sabedoria e não riquezas, nem longa vida e nem morte aos teus inimigos, dou-te coração sábio e inteligente, e o que não pediste, também te dou, que é riqueza e glória. E se andares nos meus caminhos e guardares os meus mandamentos, prolongarei os teus dias aqui na terra. Salomão- Obrigado meu Deus. (Volta a deitar-se)
Narrador: Neste momento Salomão acorda, levanta-se e percebe que estava sonhando. Havia sonhado com seu Deus e protetor.
Cena 2
Nesta mesma noite, em outro local, dormiam algumas mulheres. Cada uma cuidava de sua criança. Como é natural que os bebês acordem à noite, duas mulheres se levantam para amamentar os seus filhos.
Mulher1-(faz o bebê chorar, levanta e o embala).
Mulher2-(levanta, pega seu bebê no colo e percebe que ele está morto)( grita e chora)- Não pode, esse bebê não está vivo! Ele não é meu filho. Deixa-me ver, você trocou os bebês. Este é meu filho, me devolve.
Mulher1-Eu não fiz nada.
 Mulher2-Devolve meu filho, pelo amor de Deus, devolve.
Narrador: Todas saem da casa e ouvindo que a discussão não parava, os guardas que cuidavam dos arredores do castelo foram em direção à casa (levantam, olham a criança no colo da mulher e vão se posicionando em meia lua para iniciar a música aos olhos do pai.)(as duas ficam de costa uma p/ outra (para a música e as mulheres continuam brigando)
Mulher1-Você vai ter que provar o que está falando, então vamos resolver esse assunto com o Rei. Mulher2-Isso mesmo, o Rei resolverá.
Narrador: As duas mulheres continuam discutindo e os guardas do castelo acompanham as mulheres que vão em direção ao palácio do Rei.
Mulher1-O filho é meu!
Mulher2- Mentira, o filho é meu!
Narrador:-O Rei, não conseguindo se concentrar devido aos gritos e choros, chama os seus guardas. Salomão- Guarda, guarda? Verifique o que está acontecendo, não estou conseguindo me concentrar. Narrador:-Os guardas caminham em direção a porta para ver o que acontece.
Guarda2- O que vocês desejam?
Mulher 1e 2- Queremos falar com o Rei Salomão.
Guarda1 – Espere aí, vamos ver se ele pode atendê-las. (espera parado na frente das mulheres) Guarda2 – Rei tem duas mulheres querendo falar com vossa excelência.
Salomão- Pois bem, mande-as entrar.
Guarda2-Entre para falar com o Rei.
Mulher1 e Mulher2-(se apontam) Ela pegou meu filho!
Salomão- Silêncio, silêncio.
Mulher1- É meu filho!
Mulher2 – Mentira.
Salomão- Pare, uma de cada vez. Primeiro você.
Mulher2 – Ah, Senhor meu, moramos várias mulheres na mesma casa, onde dei a luz a meu filho e três dias depois ela também teve um filho. Mas à noite o filho dela morreu porque ela deitara sobre ele. Então se levantou de madrugada e trocou as crianças. Acordei com um choro , então fui dar de mamar para meu filho, mas percebi que ele estava morto e vi que não era meu filho.
Mulher1- Ela está mentindo, este filho é meu.
Mulher2- O filho é meu....
Salomão- (apontando para cada mãe) Você diz que este filho é seu e você diz que é seu.
Narrador – Salomão percebendo que havia algo de errado apontou para a própria cabeça e gritou para o guarda pegar a criança e falou:
Salomão- Guarda, traga-me uma espada! (o guarda vem correndo)
Salomão- Pegue a criança e divida-a ao meio, dai uma metade a uma mulher e a outra a outra mulher. Mulher2- Não senhor, não faça isso, por favor, se é para matá-lo, dê o meu filho para ela, é melhor ele longe do que morto, por favor, não o mate.
Mulher1- Divida-o sim, meu rei, não dê o filho nem pra mim e nem pra ela. (inicia o fundo musical e as alunas questionam as mães)
Narrador:- E assim todo estado de Israel ouviu a sentença que o Rei havia proferido e todos tiveram profundo respeito pelo rei, porque havia nele sabedoria de Deus para fazer justiça.
Salomão-Guarda, dai esta criança a esta mulher ( aponta para mulher2), porque de fato ela é a verdadeira mãe e quanto a outra (aponta ) - prenda-a, pois, ela é impostora.
Mulher2- Obrigado Rei, por julgar o caso com justiça..
Todos encerram cantando a música mãe.


Voltar

Nenhum comentário: