terça-feira, 29 de julho de 2014

Produção rural e urbana - interdependência.

                               Tarefa árdua, argumentar.

        Para fechamento dos conteúdos sobre produção rural e urbana, utilizamos a técnica da defesa, que consiste em: dividir a turma em dois grupos, um  representou a zona rural e outro a zona urbana. Cada grupo teve que argumentar na defesa do  seu espaço, sendo este  melhor porque produz ou beneficia.  O outro diz que é melhor porque  compra e vende este produto.
       Finalizando o trabalho fez-se  as considerações,  mostrando que os dois espaços são  igualmente importantes,  existindo uma interdependência entre os espaços.


domingo, 27 de julho de 2014

Clima e tempo - região e município

 
 
O que é clima?
 
O que é tempo?


    O tempo é o conjunto de características que observamos num determinado momento ou tempo do dia. Por exemplo, observem no mapa.

      Na região Sul está indicando que há chuva. No Nordeste, especificamente no Recife, indica dia ensolarado, mas com pancadas de chuva.
 
      O tempo é como se fosse uma “fotografia” da atmosfera, pela qual se percebem as condições meteorológicas, por exemplo: nublado e não nublado, chuvoso, ensolarado, ...
 
     Já o  Clima corresponde à sequência habitual de tempos.  Observamos o mapa climatológico abaixo e veremos que no Brasil
a média de temperatura varia bastante.
 
   CLIMA é a sucessão dos tempos atmosféricos num determinado tempo.

       Eles são estudados pelos especialistas da climatologia “os climatólogos” onde o tempo atmosférico que predominar num período de 30 anos de estudo (observação) é que vai caracterizar o clima do lugar. Este pode ser quente, frio nesse período de estudo (observação).

   Região Oeste
 
    Em nossa região, abrangendo os municípios do entorno do



reservatório do Usina Hidrelétrica de Itaipu, o clima é subtropical, temperado, sem estação seca. A temperatura média anual é de 22º C(centigrados), podendo atingir até 40º C e chegar a mínima de 0º C. A umidade do ar fica alto o ano inteiro, com média de 80%.
       O índice pluviométrico(chuvas) é bastante distribuído durante o ano, sendo os índices menores em julho e maiores em outubro.

Clima do Município
    O clima de nosso município é do tipo subtropical úmido, verões quentes com chuvas contínuas. No inverno podem ocorrer geadas.
    O mês mais frio é julho e o mais quente é fevereiro.

    O clima do lugar influencia na alimentação, na vegetação, no tipo de habitação, no relevo, etc.



Referência de pesquisa:



 

 

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Medida de capacidade - litro

 
Litro - capacidade

    Iniciaremos apresentando o litro. Ele pode ser o recipiente, mas está representando também

uma das unidades de medidas usadas para medir os líquidos.
      O litro é a unidade fundamental da medida de capacidade e ele  é usado para medir: gasolina, leite, óleo, água, vinho,  álcool, etc.

     A quantidade de líquido é igual ao volume interno de um recipiente, afinal quando enchemos este recipiente, o líquido assume a forma do mesmo.
      A Capacidade é o volume interno de um recipiente.
     Há variados tamanhos de recipientes e cada um possui uma determinada capacidade.
Vejamos alguns exemplos:


 Múltiplos e submúltiplos do litro


Múltiplos
Unidade Fundamental
Submúltiplos
quilolitro
hectolitro
decalitro
litro
decilitro
centilitro
mililitro
kl
hl
dal
l
dl
cl
ml
1000l
100l
10l
1l
0,1l
0,01l
0,001l

Cada unidade é 10 vezes maior que a unidade imediatamente inferior.
     Na medida de capacidade medimos por cúbico.

     O cúbico é representado por .

     Então podemos dizer que uma lata de refrigerante de 350ml, tem o volume de 350cm³.




     O  litro é a capacidade de um cubo que tem 1dm de aresta ou 1.000 ml            1l = 1dm3




      Vejamos a caixa de leite.
      Uma caixa de leite longa vida tem 1 dm³ de volume, então dizemos que sua capacidade é de 1 litro.
 
 
 




     Há  caixas d’água com vários tamanhos. Digamos que uma tenha a capacidade de 1 kl, então esta possui 1m³ de água.


Lembrando:
1l = 1dm3
1ml = 1cm3 
1kl = 1m3


Números Fracionários 
     A metade do litro é meio litro, e podemos representa-lo com a fração 1/2.
 1 litro tem 2 meios litros  ou 2/2 do litro.

 1 litro tem 4 quartos de litro ou 4/4 do litro.


 

 
 
 
Pesquisa: 
 

terça-feira, 22 de julho de 2014

Relevo - Relevo do município



Relevo  
 
 

      Vivemos na superfície da Terra.
A superfície da Terra não é toda igual. Nela : terrenos planos, terrenos ondulados terrenos altos e outros mais baixos.
 


             O conjunto das diferentes formas ou saliências na superfície terrestre chama-se  Relevo.
  Formas de relevo:
       As principais formas de relevo são:
  • Planície - terreno plano, às vezes com pequenas elevações.
  • Planalto - terreno plano e mais alto que a planície.
  • Montanha - grande elevação de terra.
  • Serra e Cordilheira - conjunto de montanhas.
  • Monte - média elevação de terra.
  • Morro ou Colina - pequena elevação de terra.
  • Vale - região plana situada entre morros e montanhas.
  • Ilha - porção de terra cercada de água por todos os lados.
  • Depressão - terreno mais baixo que os terrenos que o cercam.
 
               
   A região Oeste a qual   São Miguel do Iguaçu pertence , está situada no Terceiro Planalto,

é o maior do Estado e se estende desde a Serra Geral até o Rio Paraná e continua pelo Paraguai.  

Características físicas de nossa cidade.

    Nossa cidade está localizada em um planalto, isso significa, que seu relevo tem leves ondulações.  Está a uma altitude de 307 metros acima do nível do mar.
     Ela cresceu às margens do Rio Leão e do Rio Pinto. O Rio Leão tem sua foz(termina) no Rio Pinto, hoje no perímetro urbano de nossa cidade. O Rio Pinto  corre em direção oeste, tendo sua foz no Lago da Itaipu. 
 

Vistos em conjunto, os planaltos paranaenses se assemelham a degraus de uma escada que desce para o Oeste. Vejam na legenda.
 
 
 
 

 
 

 Nossa região e também em nosso município as terras  em sua maioria são de origem recente.
O relevo é considerado suavemente ondulado e  em sua maioria planícies.
Isso justifica  a grande quantidade de terra arável, própria para uso de máquinas agrícolas.

  Os principais
aclives e declives
geográficos são:
 a Serra do Mico
 e a Serra do Macuco(Urussanga). 


                                  Geologia e Solos

O magma basáltico produz
uma lava que corre facilmente.
   No  terceiro planalto caracteriza-se a Formação São Bento, que se assenta diretamente sobre a lava basáltica e acompanha o perfil da bacia do Rio Paraná. Essa formação pertence à era Mezozóica, período Cretáceo .
basalto


  Devido a rocha de basalto(
São as rochas que são formadas pelo magma solidificado na superfície).

foi possível formar solos bastante férteis, (antigas Terras Roxas ) que dão ao Paraná a possibilidade de ter a agricultura como um forte componente na economia.

Curiosidade: As principais locais que o basalto se encontra: no assoalho oceânico  que dão origem à chamada tectônica de placas e a bacia do Paraná em nossa região.
 

 

 
 

 
 

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Provérbios - Dinâmica de grupo - Relato da experiência - produção textual relato


Brincadeira: O mudo.
 
1º passo
Pedir aos alunos que coloquem as cadeiras em círculo.
Já devidamente acomodados, fazer uma pequena explanação sobre a segunda parte do gênero textual trabalhado anteriormente, que era a fábula.
Mencionar alguns provérbios para observar se entendem o que estes querem dizer.
 
2º passo
Ter o número certo de provérbios(utilizei provérbios populares) impressos:

1. Devagar, se vai ao longe.
2. Quem tem boca vai a Roma.
3. Casa de ferreiro, espeto de pau.
4. Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.
5. Quem não chora não mama.
6. Ri melhor quem ri por último.
7. Quem tudo quer, tudo perde.
8. Deus ajuda quem cedo madrugada.
9. O pepina se torce ainda pequeno.
10. Filho de peixe peixinho é.
11. Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.
12. Em lagoa de piranha jacaré nada de costa.
13. A união faz a força.

14. O que os olhos não veem o coração não sente.
3º passo

 
Ler para eles todos os provérbios que irão representar posteriormente, dando exemplos simples para que as entendam.
 
4º passo
Distribuir os alunos em duplas e também alguns que fiquem sozinhos e entregar para os mesmos um provérbio e explicar que as representarão através de gestos(mímica).
 
5º passo
Dar um tempinho para que pensem nas estratégia de expor os provérbios sem utilizar a fala.
 
6º passo
Fazer a apresentação

7º passo
Fechamento:  Falar sobre como se sentiu na hora de encenar, sobre a combinação do grupo, foi fácil?difícil? Quanto aquele que fez sozinho, como foi?Fez falta um ajudante? Seria mais fácil no grupo, por quê?
 
                                          
Atividade aplicada no retorno às aula, com excelente resultado.

Na aula de produção de texto os alunos fizeram textos individuais relatando a experiência.