quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

O relógio

          O relógio é utilizado como medidor do tempo desde a Antiguidade, em variados formatos. É uma das mais antigas invenções humanas.
         Relojoaria é tanto o termo que designa o seu fabricante, quanto o local onde são vendidos.
         Por volta de 1500, Peter Henlein, na cidade de Nuremberg(Alemanha), fabricou o primeiro relógio de bolso.
        O primeiro relógio de pulso conhecido foi feito em cerca de 1814 pelo relojoeiro Abraham Louis Bréguet, por encomenda de Carolina Murat, princesa de Nápoles e irmã de Napoleão Bonaparte.

                               Agora é com você.
Você consegue identificar a hora no relógio de ponteiros?

Estou percebendo que não é tão fácil assim.
Mas até o final do ano, espero que todos consigam aprender(os da minha turma é claro).

E como aprender nunca foi fácil, começamos agora.

                                          O relógio

            Os ponteiros do relógio giram em sentido horário.
Gif relógio
 









 
Ao trabalho
Registrando alguns horários.
 
 
 

 

 

 

 

 

  


   

















Referência:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rel%C3%B3gio
 
 

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Diário pessoal - linguagem informal


                                     Linguagem informal

         Para escrever um diário podemos utilizar as palavras  da forma que falamos. É que no diário utilizamos a linguagem informal.
Linguagem informal quer dizer, do dia a dia.
                Por exemplo:
                       Eu ‘tava’ fazendo a tarefa.

A palavra ‘tava’ é informal.
"Obs: De preferência escrevê-la entre aspas."

       O diário é utilizado para relatar fatos e experiências vividos por quem escreve.
       A intenção é deixar registrado tudo que vivemos.
       O verbo deve estar na 1ª pessoa(eu).
            Exemplo: aprendi, fiz, arrumei, atrasei, comi,...

     Na linguagem informal utiliza-se muito a forma diminutiva das palavras.
Exemplo: amiguinha, mãozinha, pezinho, queridinha,...

O diminutivo pode ser usado para:
indicar maior rapidez,
indicar algo pequeno  e
indicar uma forma carinhosa, afetuosa ou sarcástica.

          Diário da sala
 

A vida enquanto produção e ação coletiva

                                                  A vida em sociedade

          O ser humano quando nasce necessita da atenção e cuidados de um adulto para sobreviver. Geralmente, essas pessoas são os pais. O pai, ou mãe e filhos formam uma família. Ela  é a primeira instituição em que estamos inseridos.   
Ricky Martin usa óculos aviador para passear com os filhos        As diferentes formações que a família tem, não muda sua função.
A família está inserida e tem uma ligação fundamental com a sociedade, porque é com ela que nós aprendemos o significado de amar e ser amado, aprender o que é respeito, ser uma pessoa, ter seus princípios, ideais e objetivos.  
          Dentro da família cada pessoa deve e tem uma função. Como um familiar necessita trabalhar para suprir suas necessidades(trabalho remunerado), no espaço familiar é que aprendemos a trabalhar em equipe. Isso quer dizer, todos os membros devem ajudar nas tarefas do seu lar. Nela também  aprendemos as regras e os limites.
456-sociedade.jpg          A união de várias famílias formam uma sociedade. E o homem  busca viver nesta sociedade porque precisa um do outro.       
        Esta   sociedade vive num território, sob as mesmas regras, normas e leis, compartilhando valores e crenças, e tendo o direito à igualdade. Essa sociedade também é entendida como sociedade civil.

        Nesta ação coletiva, são produzidas diferentes coisas. E o que produzimos(materiais, remédios, vestimentas, imóveis, ...) tem a função de melhorar nossa condição de vida.
             
           Mas na sociedade as pessoas podem participar  de diferentes instituições.

Exemplos de     instituições:

 

As instituições educacionais são as escolas ou colégios, faculdades ou universidades, etc. 

As instituições religiosas possuem nomes de acordo com a religião, podendo ser chamadas de igrejas, templos, sinagogas, mesquitas, centros espíritas ou outras denominações.
 

As instituições políticas incluem os órgãos e os
partidos políticos.
       
As instituições científicas.


 
Bibliografia

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Formação do numeral - valor posicional


                            Valor posicional

Para escrevermos números necessitamos dos algarismos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9. Eles são chamados de números naturais.
 
Chamamos de Cardinais, o número natural escrito por extenso.
 Escrever por extenso é o mesmo que escrever o nome do número.
Exemplo: Um, dois, três, quatro, cinco,...

Para encontrar o sucessor do numeral, adicionamos 1 unidade.
Exemplo : Usamos o numeral 40
                                                    + 1= sucessor 41

Já no antecessor diminuimos 1 unidade.

Exemplo: 40 - 1 = Antecessor 39

Os números são organizados em Classes e Ordens de Números, veja a tabela abaixo representando o numerais...
O cubinho representa a ordem das UNIDADES e vale 1 unidade.
A barra representa a ordem das DEZENAS e vale 10 unidades ou 1 dezena.
A placa representa a ordem das CENTENAS e vale 100 unidades, ou 10 dezenas, ou 1 centena.
O cubo representa a ordem da UNIDADE DE MILHAR e vale 1000 unidades, ou 10 centenas, ou 100 dezenas, ou 1 unidade de milhar.
 
Os algarismos podem mudar de posição e cada posição chamamos de ORDEM.
Unidade, Dezena, Centena, Unidade de milhar, Dezena de milhar,...

Já  a CLASSE é formada por três ordens.

                   5 4    e      2.1 0 5

   2ªCLASSE                 1ª CLASSE

    MILHAR                   SIMPLES
Unidade Milhar
Centena
Dezena
Unidade


    5
    4
    2
     5
    0 
    1





Qual foi o VALOR POSICIONAL do 5 em cada ordem?

       No 54, o algarismo 5 ocupa a ordem das dezenas, então ele vale 50.

       No numeral 2.501, o numeral 5  ocupa a ordem da centena, nesse caso valendo 500.

Atividade:
1-Agora, de o valor posicional de cada numeral dos numerais abaixo.
Neste caso vamos decompor os numerais.

467            945             342               651                  323


 o LINK abaixo é de um jogo super legal. Divirtam-se.
 http://www.escolagames.com.br/jogos/completandoNumeros/



sábado, 8 de fevereiro de 2014

Uso dos porquês.

         Por que - Porque - Por quê - Porquê
 
Na língua portuguesa, existem quatro tipos de "porquês". Eles são utilizados em ocasiões diferentes, mas é muito fácil se enganar em uma redação. Veja a diferença entre eles:

Por que (separado sem acento)
Usa-se esta forma para iniciar perguntas.
- Por que fizeste isso?
 
 
Porque (junto e sem acento)
Utilizamos esse formato para responder perguntas, exemplo:
- Fiz isso porque era necessário.
É possível trocar o "porque" por "pois", sem alterar o sentido:
- Fiz isso pois era necessário
         Porque -> pois
 
Por quê (separado e com acento)
Utiliza-se o "por quê" em final de frases:
- Sabemos que você não compareceu à reunião, por quê?
 
Porquê (junto com acento)
Essa forma é utilizada quando o "porquê" tem função de
substantivo:
- Se ele fez isso, teve um porquê. (motivo)
- Gostaria de entender o porquê eu tenho que ir.
 
Referência:

Espaço e tempo geográfico

Questões:

1-O que é o espaço?
2-O espaço é sempre o mesmo?
3-Indique algumas situações de que o espaço se modifica.
4-Podemos dizer que o tempo está ligado ao espaço e vice-versa?


                    Tempo e espaço geográfico

     O espaço “é produzido nas relações entre homens e dos homens com a natureza. 

        Ao mesmo tempo que o homem produz o espaço, ele também interfere neste espaço produzido ao longo dos tempos. Quer dizer, ele organiza o espaço de acordo com suas necessidades.
         Então podemos dizer que o espaço é a materialização das relações existentes entre os homens na sociedade.”.



              O Tempo é a duração dos fatos.
            O tempo está representado no espaço. Ele determina os momentos, os períodos, as épocas, as horas, os dias, as semanas, os séculos etc. Então o espaço produzido pelo homem, é produzido de acordo com seu tempo, de acordo com sua necessidade, no seu momento.



           Para melhor nos localizarmos neste espaço é utilizado o sistema de mapeamento chamado de coordenadas geográficas.

           Observem abaixo o espaço da sala de aula. Ele foi organizado em retas ou linhas, mas as mesmas não são percebidas, pois são imaginárias.
          As coordenadas podem ser representadas por letras e números.

         Observe o espaço desta sala de aula.

Observaremos que todos os mapas possuem as coordenadas. 




 http://www.google.com.br/url?
http://www.significados.com.br/tempo/
https://www.google.com.br/search?q=o+espa%C3%
http://arquivoabc.blogspot.com.br/2011/06/representacao-da-sala-de-aula.html
Currículo Básico -Região Oeste do Paraná

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

O QUE É HISTÓRIA?

     
    

          Neste momento estamos ajudando a construir a história de nossa Escola e  a nossa própria história, por meio do trabalho de estudante.

Questões:

1.    O que é história?
2.    O que a história estuda?
3.    Por que o homem busca mudanças?
4.    Estudamos a História  para quê?
5.    Quem e como são identificados os fatos históricos passados?
6.    As mudanças que ocorrem historicamente, são produzidas única e exclusivamente por meio do...
7.    O que produzimos com o nosso trabalho?
8.    Cite algumas mudanças:
Positivas-
Negativas-


Referências:

http://www.ahistoria.com.br/da-evolucao-humana/
http://www.capitaoleonidasmarques.pr.gov.br/documentos/editais/Curriculo_Basico_Educacao_RegOeste.pdf
http://g1.globo.com/platb/espiral/2009/02/27/o-fim-da-evolucao-humana/

O que é geografia