quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Uma partida de futebol, Skand - leitura cantada

 
Crianças, vamos cantar e treinar a leitura com esta música linda.
 
Trabalharemos ela nas aulas da semana que vem.
 
 
É Uma Partida De Futebol

Skank

 
Bola na trave não altera o placar
Bola na área sem ninguém pra cabecear
Bola na rede pra fazer o gol
Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?
A bandeira no estádio é um estandarte
A flâmula pendurada na parede do quarto
O distintivo na camisa do uniforme
Que coisa linda é uma partida de futebol
Posso morrer pelo meu time
Se ele perder, que dor, imenso crime
Posso chorar, se ele não ganhar
Mas se ele ganha, não adianta
Não há garganta que não pare de berrar
A chuteira veste o pé descalço
O tapete da realeza é verde
Olhando para bola eu vejo o sol
Está rolando agora, é uma partida de futebol
O meio-campo é lugar dos craques
Que vão levando o time todo pro ataque
O centroavante, o mais importante
Que emocionante, é uma partida de futebol
O meu goleiro é um homem de elástico
Os dois zagueiros tem a chave do cadeado
Os laterais fecham a defesa
Mas que beleza é uma partida de futebol
Bola na trave não altera o placar
Bola na área sem ninguém pra cabecear
Bola na rede pra fazer o gol
Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?
O meio-campo é lugar dos craques
Que vão levando o time todo pro ataque
O centroavante, o mais importante,
Que emocionante é uma partida de futebol !

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Musicalização - Barulho necessário.

Fica aí um lembrete:   Quinta-feira é dia da FLAUTA estar na mochila.




Arte - Formas ( figuras geométricas)


        Na aula de Arte observamos o uso de formas geométricas em obras de arte.

        Estudamos um pouco a vida e obra de Wassily  Kandinsky

       Ele foi um artista russo, professor da Bauhaus e introdutor da abstração no campo das artes visuais. Apesar da origem russa, adquiriu a nacionalidade francesa. Wikipédia

       Kandinsky se dedicou à pintura de composições abstratas, explorando as figuras geométricas, a linha, o ponto e a cor.
 
    Na oralidade interpretar a obra visualizando suas diferentes figuras geométricas
      Atividade: Observando a obra o aluno terá que ampliá-la utilizando a folha quadriculada.  
          A atividade foi  entendida com facilidade porque os alunos fazem uso diário das coordenadas na sala. Então na explicação fiz uso deste conceito.






 O Cauan teve o mérito de ser o primeiro a entregar a atividade e recebeu de prêmio uma salva de  palmas dos colegas. Parabéns

quarta-feira, 21 de agosto de 2013


 Queridos alunos,


Prova, prova, prova...

Lembrando quais os conteúdos para estudar:

Geografia

-rosa-dos-ventos.html

relevo.html


História
produtor-produto-residuo.html

a-historia-das-coisas.html


acão-de-homens-e-mulheres-no-campo.html
um abraço para voce - Facebook Recados
              



sábado, 17 de agosto de 2013

Produtor - produto - resíduo


Formas de produção: como, quem e para quem se produz?
Extração, produção, distribuição e disposição.

 Vamos analisar um dos produtos que está a disposição nos supermercados e que é bastante utilizado pelas crianças.
Este produto passa por vários setores:
O setor primário:  a matéria prima é retirada da natureza.
    O trabalhador é que produz ou extrai a matéria prima.
    Neste caso é a  fruta do cacaueiro, o cacau.
    A cultura do cacau é considerada de intensiva mão de obra, pois necessita de trabalhos manuais ao longo de todo o processo.


Cocoa Pods.JPG
O Estado da Bahia  é o maior produtor de cacau do Brasil.


Máquina que transforma o cacau
em manteiga de cacau para a produção do chocolate.
No setor secundário - transforma-se a matéria-prima (produzidas pelo setor primário) em produtos industrializados (roupas, máquinas, automóveis, alimentos industrializados, eletrônicos, casas, etc).

       Questão: Necessita-se da máquina, mas quem dirige a máquina?


Ficheiro:Chocolate melanger.jpg
Misturador de chocolate.


Até chegar ao supermercado, o cacau passará por diversas transformações. No caso do chocolate dependerá de qual tipo de produto que será.
Alguns produtos tem mais chocolate outros menos e ainda outros apenas o aroma.


Produtos prontos já expostos em um supermercado.

No  Setor terciário  estão os serviços. Neste também as pessoas estão presentes e  prestam serviços em  troca de salário,  para  suprir  suas necessidades .
  Aqui  podemos citar: o comércio, educação, saúde,  serviços de informática, seguros,

  transporte, serviços de limpeza, serviços de alimentação, turismo, serviços bancários, transportes, etc
       Todos os setores necessitam diretamente do trabalhador, mas este, nem sempre não é valorizado como deveria.

Questão: Todos conseguem usufruir do produto que ajudaram  a produzir?


E os resíduos, o "lixo"?

Como já estudamos, todos os setores deixam seus resíduos, quer dizer, lixo.

Questão: Todas as empresas, produtores, consumidores, estão preocupados com o lixo que produzem?

Gostei.
A Nestlé está entre as empresas que utiliza o material reciclado para a produção de materiais promocionais a serem dispostos nos pontos de venda. Dessa forma, a empresa cria valor compartilhado, contribuindo para a inclusão econômica das pessoas envolvidas no processo de reciclagem e para a preservação do meio ambiente.
Entre janeiro de 2010 e junho de 2012, a Nestlé Brasil comprou 100.790 Kg de plástico reciclados, saiba mais clicando aqui.
   

  E você, faz o que com os
resíduos que produz?
      Veja como estamos no "mapa" com a nossa reciclagem.
No Brasil, a maior parte do lixo produzido não é reciclada
 
  • apenas 30% do lixo são separados,                    
  •  13% dos resíduos é reciclada. 
  •  o alumínio tem 90%  e
  • as embalagens longa vida cerca de 45% .
        Pouquíssimo, então para onde vai o resto, os 70%? Posso responder "Aterros, rios, oceano"

Sugestão:
                         Pequena, mas válida.

Sacola retornável.
        Faz um ano que levo minhas sacolas para o supermercado.
      

 

Benefícios do uso da sacola retornável:• Você se torna um consumidor do Século XXI, com responsabilidade ambiental;
• Você economiza recursos naturais e energia, que são utilizados para a fabricação de bilhões de sacolas plásticas todos os anos;
• Ajuda na diminuição de gases que causam o aumento das temperaturas e provocam o derretimento de geleiras e as mudanças climáticas.

domingo, 11 de agosto de 2013

Operações: termos da adição, subtração, multiplicação e divisão

Revisando

1- Leia os termos das operações abaixo:
 
2- Quais são os termos da adição?

3- Qual é a diferença entre os numerais 1450 e 780.

4- Qual é o produto entre 182 e 5?

sábado, 10 de agosto de 2013

Medida de comprimento - fita métrica

 Copiar e resolver no caderno:
 
 
Não construiremos a fita métrica, utilizaremos as da escola para medir os objetos e espaços.

 
Resolver no caderno as questões 1, 2, 3.

 

domingo, 4 de agosto de 2013

Leitura de mapas Paraná -regiões do Brasil , lendo mapas


      Como lemos um mapa?
O que devemos observar?
Os mapas apresentam vários elementos para se entender sua leitura. Cada elemento tem uma função.

  • A escala traz seu tamanho original.
  • O título apresenta o tema.
  • A orientação é representada pela Rosa dos Ventos.
  • A legenda traz o significado dos símbolos, traçados, etc.
  • Na fonte há a origem das informações.
 

                        Lendo o mapa das Regiões do Brasil

O mapa abaixo representa as REGIÕES do Brasil com seus respectivos estados.

Ele traz diversos elementos, como cores, símbolos e escritas necessárias para entendermos suas informações.

Observe


            Os elementos que compõem um mapa, ou seja, as partes obrigatórias dos mapas são: o título (e, às vezes, o subtítulo), as legendas, a escala, a orientação e a projeção cartográfica utilizada para a produção do referido documento, assim como o responsável.

       

Já na imagem da cidade, tirada no Google Maps, a escala é diferente. Observem:

      ESCALA




 
                                                                       Fonte: Graça Maria Lemos Ferreira. Geografia em Mapas. 3ª ed. 2001.
                   

Multiplicação e Múltiplos

Queridos alunos,
 
Como  estamos craques na tabuada,  vamos avançar  um pouco mais.
 

Múltiplos de um número natural

O que quer dizer a palavra "múltiplos"?
Muito fácil. A palavra múltiplos vem da multiplicação.
 

Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 5, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

5 x 0 = 0
5 x 1 = 5
5 x 2 = 10
5 x 3 = 15
5 x 4 = 20
5 x 5 = 25
5 x 6 = 30

E assim por diante.


ENTÃO, os múltiplos de 5 são: 0, 5, 10, 15, 20, 25, 30,...

Uma outra forma de saber se um número é múltiplo de outro é fazer a divisão. Se o resto for zero, então ele é múltiplo.
Ex:12 : 3 = 4 
 
 
 
 
              

A história das coisas.


Formas de produção:
Quem produz? 
Como se produz?
Para quem se produz?
 
 
 
 
 


quinta-feira, 1 de agosto de 2013